segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Calculando com Malba Tahan

 Objetivos de aprendizagem:
        Levar o aluno a aprender  de maneira lúdica a importância dos cálculos e sua empregabilidade;

        Fazer com que os alunos desenvolvam algumas habilidades e competências, como, por exemplo, compreensão do texto proposto e resolução de problemas.

        Aprimorar no aluno a capacidade de fazer cálculo mental;

        O aluno deverá elaborar através de  pesquisa em grupo com a utilização do Google docs os problemas apresentados no livro “O homem que calculava”.



Segmento de ensino e séries envolvidas:
      6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Ferramentas Web 2.0 que serão utilizadas:
      Google docs e Orkut



Metodologia de aplicação:

   O projeto terá início  em sala de aula, mas logo deverá romper as barreiras do quadro e giz, pois seu desenvolvimento será com o auxílio dos alunos, através de pesquisa na internet sobre a biografia de Malba Tahan e seus desafios matemáticos inseridos no livro O Homem que Calculava. O desafio matemático é muito interessante para ser aplicado em qualquer nível de ensino; ele instiga o pensamento lógico, motiva e mobiliza várias habilidades dos alunos.
  Será criada uma comunidade no Orkut e divulgada para turma com a biografia de Malba Tahan, onde os alunos poderão participar de fóruns e poderão relatar o que despertou mais o seu interesse nesta obra e o professor será o mederador.

   Será disponibilizado um Projeto coletivo no Google docs., onde os alunos postarão os desafios que considerarem interessantes e os colegas poderão participar, dando opiniões sobre a escolha ou até mesmo mostrando uma nova forma de resolução, pois matemática tem esta vantagem, existem vários caminhos para se chegar a um único objetivo.  Com a observação do desempenho dos alunos poderão surgir até monitores para dar  apoio em sala de aula aos colegas que apresentarem dificuldade.
      A metodologia da resolução de problemas é o eixo organizador do ensino de matemática, pois oportuniza o desenvolvimento do raciocínio lógico, a possibilidade de resolver questões de naturezas diversas e de enfrentar com confiança novas situações.




Avaliação:
   A avaliação será feita através da análise da participação dos alunos nas tarefas apresentadas e nos desafios propostos em sala de aula, será também através da culminância do projeto, onde os alunos representarão os desafios de Malba Tahan por intermédio de uma feira matemática, onde serão divididos em grupos e  farão uma representação dos desafios demonstrados no livro.(Na culminância,poderão ter estandes, com os alunos caracterizados como árabes, onde cada grupo ficará responsável em representar um desafio não necessariamente utilizando as ferramentas da web, poderia ser até esquetes e inclusive um dos estandes com um computador conectado a Internet para que os visitantes da feira pudessem deixar os comentários no google docs, no projeto que anteriormente , já havia sido criado na 4ª etapa, substituindo a famosa lista de presença).

Cronograma:
1ª etapa-  Apresentando Malba Tahan e seus desafios;
2ª etapa - Apresentação das pesquisas feita na internet;
3ª etapa - Compartilhando o endereço da comunidade criada no Orkut e participação no fórum;
4ª etapa - Criando um projeto coletivo no Google docs;
5ª etapa-  Culminância do projeto;
6ª etapa-  Avaliação;

Material de apoio: referências bibliográficas e sites da internet:

M. Tahan. "O Homem Que Calculava". RJ: Ed. Record, 2001.
M. Pereira. "O homem que Calculava em Sala de Aula" (Dissertação de Mestrado)
Endereço eletrônico- O homem que calculava:
acessado em  16/05/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário